Mais de 190 produtores de leite admitidos na iniciativa Vale Pastor +

A iniciativa pretende dar resposta à perda do impacto e do interesse que a atividade de produção de leite para o fabrico de queijo com DOP tem vindo a sofrer nos últimos tempos.

Vale Pastor + é mais uma iniciativa inovadora inserida no projeto “Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro”, destinada a atuais e potenciais produtores de leite que   fornecemou visem fornecer queijarias produtoras dos queijos Serra da Estrela, da Beira Baixa  e Rabaçal com DOP.

O programa contou com 228 candidaturas, tendo sido aprovadas 196 e pretende dar resposta à perda do impacto e do interesse que a atividade de produção de leite para o fabrico de queijo com DOP tem vindo a sofrer nos últimos tempos junto, não só dos jovens produtores, como também de novos investidores.

A iniciativa decorrerá até maio de 2020, estando os produtores sujeitos à verificação mensal da qualidade do leite DOP produzido e do cumprimento das normas dos cadernos de especificações da DOP estabelecidos. No final do processo de avaliação os candidatos que tenham evidenciado uma qualidade de leite mais elevada, durante o período de dezembro/2019 a maio/2020, serão premiados com o prémio Vale Pastor +, no valor de 2500 euros.

Através da atribuição deste prémio monetário, por parte da Comunidade Intermunicipal, responsável administrativa no território pela instalação do respetivo produtor, a iniciativa pretende não só incentivar os produtores já existentes a continuarem a sua aposta neste tipo de produção como ainda estimular a criação de novas empresas nesta atividade.

A atribuição do Vale Pastor + enquadra-se no projeto “Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro”, apoiado pelo CENTRO 2020, no qual participam 14 entidades, que integram o sistema científico e tecnológico, as associações de fileira e as comunidades intermunicipais, e que se propõem a desenvolver um conjunto alargado de ações de valorização e melhoria da competitividade da fileira do queijo DOP da Região Centro.

Devido a falha da fonte de informação, artigo Editado em 7 de janeiro: “190 produtores de leite”, “atuais e potenciais produtores  de leite que   fornecemou visem fornecer queijarias produtoras dos queijos Serra da Estrela, da Beira Baixa e Rabaçal com DOP”, “produção de leite para o fabrico de queijo com DOP”