2. Qualificação e Modernização da Oferta do Recurso Endógeno

1. MODERNIZAR E INOVAR A CAPACIDADE DE RESPOSTA DAS ENTIDADES GESTORES DAS REGIÕES DOP E ASSOCIAÇÕES REPRESENTATIVAS DOS PRODUTORES DA FILEIRA

1.1. Modernização dos meios técnicos e materiais de apoio e suporte à atividade das entidades gestoras e associações.

Pretende-se promover o apoio às associações representativas da fileira na aquisição de equipamentos que permitam melhorar os serviços junto dos produtores no controlo de qualidade e no processo de recolha do leite.

1.2. Implementação de Programa de capacitação institucional para a organização e dinamização da fileira do queijo com DOP da Região Centro.

É objetivo desta ação a organização de encontros entre as associações representativas da fileira das 3 regiões DOP tendo em vista estimular a cooperação entre elas. O desenvolvimento destas ações conjuntas permitirão elevar o crescimento da fileira do queijo da região centro como um todo apesar das especificidades de cada DOP.

Esta ação prevê também a organização de visitas de estudo que permitam perceber modelos de organização e de cooperação distintos em que possam ser recolhidas boas práticas e adaptadas às 3 DOP da região centro afim de aumentar o nível de organização da fileira e a capacidade desta se projetar no mercado nacional e internacional.