3. Promoção e Marketing Inovadores dos Queijos e dos Territórios

1. IMPLEMENTAR UMA ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO E MARKETING DOS QUEIJOS COM DOP DA REGIÃO CENTRO

1.1. Conceção de Plano Estratégico de Promoção e Marketing.

– Estudo para avaliação da capacidade competitiva dos queijos DOP, aprofundando o conhecimento sobre os mercados (os seus canais, exigências / preferências dos consumidores, concorrência, etc.) que poderão representar maiores ganhos de competitividade (economia de escala). Formular objetivos e estratégias para a efetiva e consolidada entrada nos mercados que configurem uma oportunidade viável. Agilizar circuitos de comercialização e ganhar visibilidade através de ações de comunicação (marketing).

1.2. Concretização / implementação do Plano Estratégico de Promoção e Marketing

Ação que segue as tendências socioculturais e tecnológicas do mercado. Pretende criar proximidade com consumidores e potenciais canais de distribuição através do que se escreve, de um design apelativo e do potencial da imagem com recurso à comunicação digital para a sua difusão. Concepção de diversos materiais de divulgação, como por exemplo: vídeos promocionais dos queijos com DOP da Região Centro em vários idiomas.

1.3. Criação de marcas identitárias para cada Região DOP. Criação da marca comercial “Queijos Centro de Portugal”.

Criação de marcas identitárias para cada região DOP posicionando de forma distinta cada queijos DOP do Centro no mercado, permitindo criar uma estratégias comum de comunicação destes produtos permitindo assim o seu imediato reconhecimento no mercado pelo consumidor, tornando-o o seu alvo preferencial.

Criação de uma marca conjunta de sucesso, geradora de confiança e intemporal, através da qual se possa promover nos mercados externos os queijos com DOP da região Centro.

1.4. Organização do evento “Época do Alavão”

Campanha promocional de Sensibilização para o consumo do Queijo DOP da Região Centro de Portugal com vista a dar contributo para o aumento do consumo destes produtos. Campanha articulada junto dos meios de comunicação nacional e internacional sob diversas formas de comunicação desde publireportagens, press&blog trip, presença em programas de TV.

1.5. Campanhas de promoção dirigidas aos consumidores – Mostras itinerante

Ações de proximidade estratégica com o consumidor de modo sensibilizá-lo para a  preferência dos queijos com DOP da região Centro na hora de comprar. Veicular a informação certa para que os queijos com DOP da Região Centro sejam facilmente identificáveis e reconhecidos pelo consumidor. Apresentar e promover a degustação destes queijos no decorrer das ações.

1.6. Encontrar modelos de comercialização e mercados alvo inovadores

Estudo que permitirá definir a estruturação de cadeias curtas de comercialização para os queijos de cada uma das Regiões DOP da Região Centro. Após concretização do estudo, o mesmo será difundido junto do público-alvo, através de iniciativas de promoção e comunicação.